20060509

Kitchen

Ao morrer-lhe a avó, a jovem Mikage fica completamente só numa casa demasiado grande e refugia-se na cozinha, pois só aí se sente a salvo. Um dia, porém, “sucede um milagre”: Yuichi, “um miúdo simpático”, bate-lhe à porta e propõe-lhe que vá viver com ele e com a mãe, Eriko. Só que essa mulher formosa e acolhedora não é, de facto, uma mulher: é um homem que se tornou mulher quando morreu a verdadeira mãe de Yuichi.
Esta fábula é na realidade uma história terrível, em que a solidão e a aridez emocional só são, afortunadamente, mitigadas pela imensa sabedoria e outro universo ancestral, ainda latente, ainda perceptível.
Um romance emblemático da mais recente literatura japonesa, cujas vendas ultrapassaram só no Japão, os seis milhões de exemplares, e que se tem revelado um /extraordinário sucesso internacional.

Kitchen por Banana YOSHIMOTO

Há muito tempo que não lia um romance. Há muito tempo que não lia um livro assim... Adorei o livro! Peguei-lhe numa biblioteca pela curiosidade do nome da autora: Banana YOSHIMOTO (o primeiro nome real é Maoko). Na altura pensei, estes japoneses e os pen-name às vezes... Depois li o texto da contracapa, reproduzido acima, e pensei para comigo «vou ler-te».
E adorei o estilo da autora; é um romance escrito num estilo algo triste, ou melhor que evoca coisas tristes, e quando dei por mim estava a pensar nas personagens do livro como pessoas reais. Não consigo recomendar o suficiente o livro. Para quem não gosta muito de ler: são só 160 páginas. MAis info e opção para encomendar (não chega a 11€, olha a pechincha!!!) no site das Edições ASA.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial