20060516

Aprés l'effort, le réconfort: panquecas

Ontem finalmente acabei a fita da Ana Maria. E claro, em vez de desenhar, pintar e escrever primeiro e depois pôr os brilhantes, não! Primeiro põem-se os brilhantes, assim borra-se a fita e depois fico chateada comigo mesma por ter borrado alguns brilhantes *again and again and again...*. Mas já está terminada... E acontece-me sempre isto: nunca sei bem o que dizer e desenho... Começo por escrever coisas quase sem sentido e depois quando vou ao que interessa a fita parece que encolheu! Espero que gostes da fita Ana! Alguns desenhos devido ao seu carácter dúbio (incompreensível? Sim, talvez...) têm legenda... LOL Só comigo...

Ontem depois de acabar a fita apetecia-me uma coisita qualquer, assim docinha... E hoje quando acordei depois de tomar o pequeno almoço decidi! Panquecas. Fui experimentar uma receita e ficaram muito boas. Além de bonitas, até estão saborosas. Esta foi a primeira receita de panquecas que me saiu bem, com as outras receitas acabei por fazer crepes...
Então aqui vai uma receita de panquecas leves, não enqueijadas e que até ficam apresentáveis e saborosas :)

Panquecas
(para 8 panquecas)
Panquecas

ingredientes secos:
3/4 chávena farinha trigo sem fermento; 1/4 chávena de farinha de milho (de moagem fina, tipo 70); 1 pitada de sal; 1 colher chá fermento em pó; 1/2 colher chá de bicabornato de sódio; 2 colheres chá açúcar granulado. (opcional: açúcar baunilhado, a gosto)

ingredientes líquidos:
1 iogurte natural e uma vez e meia a medida de leite; 40g manteiga derretida; 1 gema batida; 1 clara. (opcional: essência de baunilha ou outra a gosto, 1 colher chá)

1. Juntam-se os ingredientes secos e misturam-se numa tijela com as varas.
2. Misturam-se os ingredientes líquidos, excepto a clara, num copo/jarro largo.
3. Bate-se a clara em castelo. Juntam-se os ingredientes líquidos aos secos devagar e mexendo sempre. Não mexer demasiado. Envolver a clara em castelo.
4. Aquecer uma frigideira ou placa anti-aderente e passar um pouco de óleo. Deitar uma concha pequena de massa de cada vez, devagar. (Se for depressa a panqueca não fica tão espessa) Depois da panqueca cozida de um lado virar com uma espátula e cozer do outro. Repetir enquanto houver massa.
Panquecas, ingredientes
Panquecas, massa
Panquecas

Pessoalmente acompanho as minhas com doce de fruta, mas chantilly e fruta ou gelado também acompanha bem :)

Etiquetas:

1 Comentários:

Às 17 maio, 2006 02:04 , Blogger  disse...

lolololol
estavam boas sim pq eu provei... pena pena pena foi o topping estar ja no fim... lololololol

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial