20070808

"e no dia 27 de Agosto vai parecer que o céu tem duas luas...

... já que Marte estará bastante próximo da Terra"

É pah, tenho que comentar. Se Marte nos aparecesse do tamanho da Lua não olharíamos muito para o céu. Teríamos cheias, terramotos, tsunamis e mais um data de catástrofes provocadas pela tão grande proximidade do planeta. A humanidade também levaria um grande corte na população total. Que Marte estará mais visível isso é natural até um pouco maior e brilhante que o costume, agora do tamanho da Lua? E já agora porque não um cadinho maior? No entanto para os apaixonados amadores da astronomia não desesperem, vai-se ver mas não desse tamanhorro todo. Aliás Marte está visível durante todo o ano!

Aqui ficam boas noticias para quem quer ver planetas:
De manhã: Vénus ver-se-à de 22 de Agosto a 31 de Dezembro. Marte é visível durante todo o ano. Júpiter e Saturno já o foram (1 de Janeiro a 6 de Junho e 1 de Janeiro a 10 de Fevereiro respectivamente) no entanto Saturno voltará a poder ser visto de 9 de Setembro a 31 de Dezembro.
Nota: este de manhã é antes do sol nascer como será óbvio porque de contrário será oculto pelo brilho do mesmo... Note-se também que em Agosto o sol nasce pelas 6h38 às 7h05 e põe-se pelas20h51 às 20h09 (primeiros valores do início do mês, segundos do final).
Ao anoitecer: Vénus de 1 de Janeiro a 13 de Agosto, Marte de 24 a 31 de Dezembro, Júpiter de 6 de Junho a 10 de Dezembro e Saturno foi visível de 10 de Fevereiro a 4 de Agosto.

Agora note-se que estes planetas estão com um brilho mais forte nestas datas mas não vamos cair no sensacionalismo de vê-los do tamanho da lua... Já agora para quem perdeu o último eclipse lunar no dia 28 nas Américas pode assistir de novo ao espectáculo... Já agora segundo o meu querido Borda d'Água dia 12 deste mês haverá chuva de estrelas cadentes, as perseidas, por parecem oriundas da constelação de Perseu... e boas férias! ;)

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial