20060523

Tofu.

Tofu

Pois é, eu desta vez compre tofu e gostei :)
Tofu, também conhecido como queijo de soja, é um alimento bem conhecido por vegetarianos e vegans; mas não é preciso ser-se um ou outro para apreciar o dito.
Para quem não sabe há mais do que uma variedade de tofu à venda: o mole, o dito normal que é firme e o desidratado; o mole, digo mole porque na embalagem diz soft ou silk e pelo que ouvi dizer não é firme, não perguntem mais, não sei! O firme é bastante conhecido e visto por aí pelo menos por quem entra em lojas de dietética ou produtos naturais e/ou asiáticos; o desidratado, vem seco e põe-se em água para ele a absorver e voltar à forma firme, ou perto.
Tofu firme é o que se usa para fritar e em muitos cozinhados (a não ser que se especifique o contrário); para fritar NÃO USAR tofu desidratado, a sério, absorve imenso óleo e não fica nada agradável ao paladar; assim que experimentar cozinhado mais normalmente digo qualquer coisa.
«Tofu? Mas eu nunca comi... Não deve prestar para nada!»
Também eu pensei assim; mas no Exotic Asia Market lá resolvi comprar e gostei. A nível de textura e sabor é parecido com queijo fresco, mas mais firme e com um sabor mais ácido; e acho q ninguém come com sal e pimenta por cima... lol
Aqui fica uma receita de tofu firme, com a promessa de virem mais a caminho!

Tofu com espinafres e cogumelos
(4 pessoas)
Tofu

2 c. sopa azeite; 1 cebola média picada; 200g cogumelos; 200g abóbora picada; 1 cenoura picada; 300g espinafres picados; 2 dentes alho picados; 700g tofu esfarelado (eu piquei o meu, acho que fica com melhor aspecto); 1/2 chávena de molho de soja; temperos (eu usei pimenta e glutamato de sódio - também conhecido por glu-tai-moto - mas pode-se pôr sal em vez deste último)

Dourar a cebola e os cogumelos, a abóbora e a cenoura no azeite em lume médio por 5 minutos; Adicionar os espinafres e os tempêros e cozinhar por mais 10 minutos mexendo esporadicamente. Misturar o tofu e o molho de soja e deixar cozinhar mais 5 minutos.

E já está! O meu foi sem abóbora porque não tinha mas mesmo assim ficou saboroso e agradável. Nem eu pensei que ficasse tanto confesso. E não se esqueçam o tofu é amigo da malta! Porquê? É uma alternativa (ou complemento) da carne e quase só com benefícios! Para quem gosta de dietas: o tofu também é amigo da linha!

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial