20060323

Tipos de Sangue, parte 2...

Encontrei uma página muito boa, e quem diria em português!, sobre tipos de sangue: Cognosco. Explica os tipos de sangue (eu por preguiça não o fiz), o factor Rhesus (Rh+ ou Rh-) bem como possiveis incompatibilidades entre tipos de sangue. Menciona os alelos presentes no sangue e a recessão do O (exemplo: pessoa de grupo sangíneo A pode ser AA ou AO, grupo B pode ser BB ou BO, grupo AB só pode ser AB e grupo O só pode ser OO). Esclarece o preconceito das incompatibilidades entre grupos sanguíneos e ressalta mais do que uma vez que problemas no feto são por excesso de compatibilidade genética e não tem a ver com o grupo sanguíneo. Muito porreiro o site :)
Uma coisa que vou referir é que uma mãe Rh- ao ter um filho Rh+, além de já ter feito testes para determinar se a criança é Rh+, deve levar no máximo 3horas após o parto a injecção da imunoglubina anti-Rh para evitar futuros problemas se houver uma gravidez de outra criança Rh+. No entanto, geralmente, não há a temer pela saúde do feto na gravidez porque a mãe só forma anticorpos anti-Rh, geralmente no parto, em que há contacto do sangue da criança com o sangue da mãe. Em casos graves de uma gravidez em que a mãe já tem anticorpos anti-Rh o filho pode ter que levar uma tranfusão total de sangue; este caso felizmente é raro.

Actualmente o tipo de sangue O- não é considerado como dador universal; continua a ser o tipo de sangue de sangue mais bem tolerado, motivo pelo qual é usado muitas vezes nas urgências, mas devido a estudos recentes pode-se compreender melhor as reações complexas de incompatibilidades entre dadores.

A distribuição de tipos de sangue no mundo não é uniforme. O+ e A+ são os mais comuns, os menos comuns sãoB- e AB-.
Agora vou mencionar alguns tipos de sangue raros, mais extensivamente.
Uma pessoa têm um tipo de sangue raro se 1 pessoa em 1 000 não tem os mesmos antigenes e possui em comum os antigenes raros. Uma pessoa têm um tipo de sangue muito raro se 1 pessoa em 10 000 não tem os mesmos antigenes e possui em comum os antigenes raros.
Ao contrário do que se pode pensar nem todo e qualquer grupo sanguíneo é ABO. Actualmente hé cerca de 20 grupos sanguíneos e mais que outros tantos antígenes.Os designados tipos de sangue raros além da letra que designa o grupo, e do factor Rhesus, tem uma série de letras mínusculas e maiúsculas que designam os factores que esse tipo de sangue não tem.
Um tipo de sangue raro é por exemplo:
O Rh negativo: D- C-E-c+e+, M+S-, Le(a-), K-, Fy(a+b-), Jk(a+b-) CMV-

Ou seja índividuo de tipo de sangue O, sem factor Rhesus logo Rhesus negativo, e depois a parte dos especialistas:
- Não tem o factor D;
- Não tem o factor C;
- Tem o factor c;
- Tem o factor e;

- Tem o factor M;
- Não tem o factor S;
- Não tem o factor LE(a);
- Não tem o factor K;
- Tem o factor Fy(a);
- Não tem o factor Fy(b);
- Tem o factor Jk(a);
- Não tem o factor Jk(b);
- Não tem o factor CMV;

Um factor importante, sobretudo quando se têm um tipo de sangue raro, é o factor étnico: grupos étnicos partilham muitas vezes denominadores comum também no grupo e tipo sanguíneo.
.Africanos, ou de descência/comunidades africanas: factor U- e factor Duffy (Fy);
.Indios da América e nativos do Alasca: RzRz;
.Ilhas do Pacífico e Ásia: Jk(a-b-);
.Hispânicos: Di(b-);
.Judeus russos: Dr(a-);
e outros que tais...

Mais info sobre tipos de sangue raros aqui e aqui (em inglês). Tá-se sempre a aprender!!

1 Comentários:

Às 23 março, 2006 20:52 , Anonymous Anónimo disse...

Olá Isa. Agradeço as palavras ao COgnosco. Também o teu blog merece atenção e por aqui passarei para ver que flores perfumaram o mau caminho pela sapiência. Obrigado.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial