20061012

Origami e Kusudama...

Vim aqui mostrar umas das minhas mais recentes montagens em origami (depois de uma pausa de cerca de 6 anos...): uma kusudama!
Apesar de não ser uma forma de origami "pura" (não envolve só dobragem mas também colagem) é muito usada em festas, pendurada nas portas e afins.
kusudama ou くす玉
de kusuri 薬/くすり (remédio) e tama (esfera ou jóia, muda de tama para dama por razões fonéticas).
E já agora: origami (折り紙) vêm de ori (折り), dobrar e kami (), papel (o kami passa a gami por razões fonéticas). A título de curiosidade, Deus em japonês também é kami apesar de ser outro kanji (, apesar de ser referido como Kami-sama, 神様, por razões de respeito).

Esta montagem toma uma forma geométrica e as mais complexas são, evidentemente de forma aproximadamente circular.
Geralmente são compostas por "módulos", as pétalas, que se aglomeram numa flôr, e x número de flores formam a kusudama.

Kusudama

Esta é a minha primeira kusudama e como tal sofreu um pouco... Colei primeiro umas flores e depois ao colar as outras as mais recentes "abriram"... Recomendo fazer primeiro as flores todas e depois colá-las todas de seguida... Para as segurar enquanto a cola seca ajuda pôr clips, quer a cola seja líquida ou em fita. Usei papel kraft (aquele de embrulho, fino, normalissimo, arranja-se em qualquer papelaria para embrulhar prendas) cortado em quadrados de 8x8 cm. A não ser que seja especificado o contrário é um bom tamanho para fazer os módulos das pétalas, primeiro porque se conseguem arranjar cerca de 80 (para mais) quadrados numa folha (esta kusudama é feita com 60 pétalas: 12 flores com 5 pétalas cada) e depois porque a partir de 10 cm fica assim um monstrinho...

O esquema de montagem desta kusudama tradicional veio do site da Mio TSUGAWA. No site da Mio para os esquemas de montagem de mais kusudamas ver o link 'drawings'; para se babarem vejam a 'gallery' e claro como a moça é japonesa a gramática às vezes está um pouco off mas percebe-se bem.
Esta kusudama é também a forma mais simples já que a outra dobragem das pétalas é um pouco mais elaborada.
Já comecei a montagem de uma nova kusudama (a versão decente desta espero, já que ao colar algumas flores abriram bastante, como disse atrás...) e a versão mais elaborada :)
Também tenho o papel cortado para uma cúbica; como é mais simples talvez ainda seja terminada primeiro.

E acho origami absolutamente excelente para relaxar: não consigo pensar em mais nada se não em dobrar o papel o mais perfeitamente possível :)

Etiquetas: ,

3 Comentários:

Às 19 outubro, 2006 02:45 , Blogger Mr. Placard disse...

Isabel :P quero aprender, preciso de explicações XD

Taooo lindasss!!!

opahhh, eu quero!! :(

 
Às 19 outubro, 2006 12:30 , Blogger Isa disse...

lol, é bastante simples! Basta teres papel, paciência e o esquema de dobragem :) e às vezes um descodificador porque algumas dobragens... E lá lidas, são pois :)

 
Às 20 outubro, 2006 20:06 , Blogger Isa disse...

*lidas --> lindas
Oops... :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial