20061210

Origami IV...

... Desta vez sem kusudamas: apenas cubos! Ok, ok, vários poliedros dos quais 3 têm a particularidade de serem cubos... :)
Muito sucintamente: poliedro (de poli, muitos, e edron, face ou base) é uma forma 3D feita de um número finito de faces poligonais. Os poliedros regulares mais conhecidos são os de Platão; o tetraedro (pirâmide de 4 faces triangulares), o hexaedro ou cubo (6 faces quadradas), o octaedro (8 faces triangulares), o dodecaedro (12 faces pentagonais) e o icosaedro (20 faces triangulares). A partir daqui há toda uma infinidade de poliedros: quasi-regulares, semi-regulares e irregulares. Poliedros regulares não convexos bastante conhecidos são os de Kepler-Poinsot (são estrelados).
Para mais informação em poliedros online ver a wikipedia: versão inglesa ou em português (são diferentes). É claro que este mundo não passa despercebido em origami! Muitos destes sólidos estão representados e são feitos a partir de unidades modulares :)

E aqui vêm as estrelas do dia!


Estes cubos são muito fáceis e rápidos de fazer! Não é o que se quer sempre? :) O esquema do cubo maior vem do livro ゆかいな多面体、布施知子 / Unit Origami Polyhedron, FUSE Tomoko que os queridos da amazon japonesa têm preview! Quem quiser ver o esquema é seguir o link! Apesar de estar em japonês os esquemas estão extremamente bem feitos: percebem-se apenas com as imagens! E claro o tamanho do papel vem referenciado e bem vísivel: este é feito com quadrados de 15x15 cm para um cubo de 7,5cm; são necessárias 12 folhas para as faces do cubo e 3 para as junções.


O esquema destes cubos permite fazer quase qualquer forma que se resuma a cubos "colados"; mais uma vez o esquema veio de um livro da Tomoko FUSE em preview na amazon japonesa: 花まり、布施知子 / Flower Globe, FUSE Tomoko. Vá, ide cuscar! ;) Feita com rectângulos de 6 por 12 a montagem é bastante estimulante! Cada face é feita por dois módudos que se entrançam e deixam as bases para os módulos seguintes: é muito muito giro :)

Para abrir o apetite a este tipo de origami deixo aqui ainda dois links para previews de livros um na versão original (japonês) e o mesmo traduzido para inglês. Pois se quiserem ler o texto vão ao em inglês, mas se quiserem ver fotos mais giras e esquemas vão ao em japonês! Fica o aviso! Desta vez os livros são de outra senhora japonesa, Miyuki KAWAMURA: はじめての多面体おりがみ、川村みゆき / Polyhedron Origami for Beginners, KAWAMURA Miyuki e Polyhedron Origami for Beginners, KAWAMURA Miyuki. Como é bom ter preview de livros...

Acho que agora novos posts, bem é esperar para ver... Mas não garanto muita coisa!

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial